domingo, 14 de novembro de 2010

Indígenas pedem suspensão de hidrelétrica à CIDH

Grupos indígenas e organizações de direitos humanos solicitaram à CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) a suspensão da construção da hidrelétrica de Belo Monte, na Amazônia brasileira, informou nesta quinta-feira (11) a organização “Amazon Watch”.
Os denunciantes argumentam ameaças graves e irreversíveis aos direitos de, pelo menos, quatro comunidades indígenas pela construção da que seria a terceira maior represa do mundo.
As organizações solicitaram medidas cautelares de caráter urgente perante a CIDH para proteger as comunidades Arroz Cru, Arara da Volta Grande, Juruna do Km 17 e Ramal das Penas, que podem ser obrigadas a sair de suas terras.
O pedido foi apresentado pelo “Movimento Xingu Vivo Para Sempre”, “Conselho Indigenista Missionário”, “Justiça Global”, “Prelazia do Xingu”, “Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos” e pela “Associação Interamericana para a Defesa do Ambiente”.
Os indígenas lamentam não terem sido consultados e apontam a falta de medidas adequadas para garantir a proteção dos direitos e do meio ambiente. As organizações denunciam que o governo brasileiro não estudou adequadamente o impacto que teria nas comunidades do Rio Xingu.
A hidrelétrica de Belo Monte, licitada em abril, que será construída na floresta amazônica, prevê uma potência máxima de 11.233 megawatts.
“Amazon Watch” lembra que a CIDH concedeu medidas cautelares em outros casos similares de grandes projetos de infraestrutura, como a usina hidrelétrica Chan 75 no Panamá, em 2009. (Fonte: Folha.com)

link:http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/11/13/62811-indigenas-pedem-suspensao-de-hidreletrica-a-cidh.html

Pequim vai derreter neve para combater falta de água

O governo chinês vai recolher gelo e neve neste inverno e transformá-los em estado líquido.
A medida, anunciada pela imprensa local, será adotada para cobrir a falta de água que atinge a capital do país, Pequim, há anos. Especialistas dizem que a seca é provada pelo aquecimento global.
Dois veículos equipados com aquecedores, com capacidade para derreter cem metros cúbicos de gelo e neve por hora, serão enviados à praça Tiananmen.
A neve limpa recolhida de três rios também será drenada e usada na limpeza de estradas, irrigação e em rios com nível de água baixo do normal.
A população de Pequim, formada aproximadamente por 20 milhões de pessoas, consumiu 3,55 bilhões de metros cúbicos de água em 2009. O índice ficou bem acima do suprimento, que é de 2,18 bilhões de metros cúbicos. (Fonte: Folha.com)


link:http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/11/13/62805-pequim-vai-derreter-neve-para-combater-falta-de-agua.html